"Educação Infantil onde tudo começa"

A ARTE DE EDUCAR E ENCANTAR


"SÓ DESPERTA PAIXÃO DE APRENDER, QUEM TEM PAIXÃO DE ENSINAR".

PAULO FREIRE.



18/01/2014

Periodo de Adaptação na Educação Infantil

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive,  ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação,  pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.

A boa adaptação da criança à escola requer confiança e ajuda por parte dos pais.
É comum que a família fique ansiosa. Estamos falando de marinheiros de primeira viagem, para quem o momento é de muitas incertezas: o filho vai ficar bem na escola? Vai gostar? Vai se adaptar a todas as novidades? E se chorar demais?
Em decorrência de tudo isso é relevante que os pais saibam escolher a escola ideal para seus filhos, assim como o momento mais apropriado para esse ingresso. A entrada das crianças acontece cada vez mais cedo e vários cuidados devem ser tomados, portanto listaremos algumas dicas práticas aos pais:
_Explicar à criança que há um lugar chamado escola. A esse lugar vamos para aprender, brincar e encontrar outras crianças e adultos;
_ Nunca mentir para as crianças, dizendo-lhe que não a levará para a escola quando a estiver levando;
_ Não se atrasar para buscá-la, após as aulas. Minutos significam horas para as crianças;
_ Lembrar sempre que o choro faz parte desse processo;
_ Perguntar tudo o que quiser para a professora ou a coordenadora para que ela possa tirar todas as suas dúvidas;
_ Certificar-se da importância e segurança desse ambiente escolar.
Para tornar o ambiente escolar ainda mais lúdico e atraente aos baixinhos,  as sócias Hayane Sauáia e Vanessa Vieira do Centro Infantil Vila das Letras investiram na construção de uma mini cidade, com centro histórico, supermercado, maternidade, salão de beleza, parquinho, horta e fazendinha, além de piscina com solário, cinema, biblioteca, sala de informática, teatrinho de fantoches e outros atrativos lúdicos para encantar a criançada. 
“Quanto mais acolhedora e cheia de atrativos for à escola, mais curiosidade e prazer vai despertar na criança, que nessa primeira etapa de vida escolar ainda associa o aprendizado a uma grande brincadeira”, ressalta a administradora Hayane Sauáia.
Além da Educação Infantil, O Centro Infantil Vila das Letras também oferece serviços de Berçário e Creche, além de Colônia de Férias. Ter um contato inicial com a escola antes, como visitante, também ajuda na melhor adaptação dos pequeninos.
 

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/liberato/psicologia/adaptacao.htm