"Educação Infantil onde tudo começa"

A ARTE DE EDUCAR E ENCANTAR


"SÓ DESPERTA PAIXÃO DE APRENDER, QUEM TEM PAIXÃO DE ENSINAR".

PAULO FREIRE.



15/03/2014

A Leitura na Educação Infantil - Por Ionara Maria Batista


A leitura é um momento lúdico que pode envolver fantasia. É assim que a leitura pode começar a fazer parte da vida das crianças na Educação Infantil.
A leitura é fundamental para a inserção do ser humano na sociedade. O ato de ler pode fornecer ao leitor o acesso às informações, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da análise crítica e o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos diversificados, além de instigar o leitor a pensar criticamente diversas questões. Ela pode impulsionar suas relações sociais.
Para a criança, o processo de aprendizagem da leitura precisa ter significado, para que ela possa se interessar pelo que está aprendendo. As crianças prestam atenção à leitura quando ela tem sentido.
A leitura é um momento lúdico que pode envolver fantasia. É assim que a leitura pode começar a fazer parte da vida das crianças na Educação Infantil. A leitura é o momento de a criança viajar para um mundo encantado, cheio de surpresas. Além de divertir, é um ensinamento contínuo.
Os pais podem contar histórias para seus filhos para estimular a prática da leitura em casa. O objetivo da leitura e de contar histórias é fomentar o gosto pela leitura desde os primeiros anos de escolaridade.  Nessa faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário. Elas pensam que a imitação representa a realidade.
As primeiras histórias que a criança escuta vem de casa. Os pais, avós e também as babás que iniciam o primeiro contato com a criança contam historinhas para ninar, cantam músicas e cantigas infantis. Tudo isso é importante para a criança desenvolver o seu lado afetivo e sentimental.
No momento em que a criança começa a frequentar o ambiente escolar, o professor deve explorar a sua imaginação. A fantasia começa a ser construída quando a leitura ganha corpo nas salas de aula, e o agente revolucionário na escola precisa ser o professor.
A orientação para a prática de leitura é fundamental na escola. É de extrema importância que o educador seja o agente da leitura de histórias para incentivar, desde cedo, o hábito de ler nos pequenos. É observando as pessoas a ler que a criança cria o hábito da leitura. Mas, conseguir prender a atenção dos pequenos não é uma tarefa fácil. É preciso que as  com o professor e a aula se torne produtiva.
A figura do professor é importante para construir uma imagem de leitor, mas não é suficiente.  Cabe também aos pais a formação do hábito saudável de ler, porque se a criança chegar da escola toda entusiasmada com uma leitura ou um livro novo que conheceu, e os pais não derem a devida importância ou atenção para esse fato, muitas vezes, simplesmente por não praticarem a leitura no seu dia-a-dia, a criança perde um pouco do interesse que foi conquistado pelo professor.
O professor que dá exemplos às crianças quando realiza leitura em sala de aula, precisa passar para elas que gosta de ler, que a leitura traz conhecimento de um mundo novo, capaz de incentivar a imaginação de algo diferente ou fora do seu cotidiano, simplesmente com um livro. A criança, observando esse entusiasmo do educador se sente motivada a realizar essa experiência.
A leitura de um livro é conhecimento de culturas. O mundo novo, desconhecido pelas crianças. Ao usar a imaginação, elas conseguem sistematizar o que o professor está lendo. Dessa forma, é passado o conhecimento de algo novo, um dado histórico, ou fato da atualidade.
Precisamos  estar atentos e observar se as crianças estão demonstrando interesse pela leitura, ouvindo e participando para que o  o ato de ler não seja em vão. Nessa circunstância, o professor precisa usar formas de despertar a atenção das crianças, interagindo com elas. Usar uma leitura que provoque interesse e desperte a interação na classe. Conforme Baldi (2009, p. 25),
Também o olhar atento da  professora para os alunos, em cada momento de leitura, observando o nível de participação e a forma como cada um a acompanha, podendo intervir para manter ou retornar o interesse a tempo, é imprescindível para que se cumpram os objetivos propostos.

A literatura constrói na criança um universo de realidade e ficção. Cria o saber e o interesse pelo novo. Com o incentivo do professor, a criança aprende a importância que tem o livro para o seu aprendizado, e começa a construir o hábito de leitura. Quando a criança percebe que a leitura a ajuda nas suas dificuldades de aprendizagem, ela traz o livro como um “amigo”, que a ensina a ter conhecimento sobre multiplicidade de assuntos. É daí que surge o interesse pela descoberta nova. Então, o livro passa a fazer parte do cotidiano infantil.
Juntamente com as atividades de integração da criança com a turma, deve-se promover a leitura e a escrita. Podem ser utilizadas as conversas em grupo, recreação, músicas e histórias lidas e contadas, mostrando gravuras e trabalhando com contos e versos.
Ao contar histórias e também ao fazer as leituras, a criança desperta a sua imaginação. Para acirrar a vontade de escutar o desenrolar das histórias ou contos, o professor pode contar usando gestos ou encenando a história. Assim, poderá prender a atenção da criança.
A leitura oferece conhecimento e imaginação sobre o que a crianaça  não conhece ou tem pouca informação. Quando criam o hábito de ler, começam a ter comportamentos criativos por imaginar, sensíveis por agregar valor às histórias, e crítico por aumentar o seu poder de análise literária e textual.
O uso de imitação de vozes é bem vindo ao contar historinhas,                            fazer os sons dos personagens ou sons de vento, chuva, animais é outra forma de chamar a atenção do público infantil.
As crianças prestam atenção pelo entusiasmo que é passado ao contar o desenrolar das histórias. É como se fosse um teatro em que o professor pode ser o “inventor” de toda a situação. Ele pode ser o próprio personagem ou pode usar bonecos e fantoches. A criança gosta de ser surpreendida e tem curiosidade sobre a voz do boneco e sua movimentação.
A relação do leitor com o livro leva a criança vivenciar as emoções que os personagens das histórias passam para o público infantil. O ouvinte infantil acaba por introduzir a história em sua realidade.
O ato de ler, mostrando gravuras para as crianças, é uma prática construtora da percepção crítica da realidade. É importante para a criança ter visualização com a interpretação do texto ou livros para analisar as imagens e construir conhecimento do que é ensinado. “É importante reforçar que ler e ver se inter-relacionam, então, de forma dinâmica, na prática poética da leitura” (MIGUEZ, 2009, p.19).
Sendo assim, a leitura é uma forma de a criança aprender imaginando o mundo novo. As formas de interagir com a leitura é o educador que irá  mediar. Assim nós é que  desenvolvemos  formas para que a leitura passe a ser algo atrativo para a criança.  Usando gestos, vozes, fantoches e gravuras como formas de interagir, brincando com a criança. O mundo infantil é constituído do imaginário da criança. Se ela é estimulada, desde cedo ao hábito de ouvir história, desenvolve sua inteligência gradativamente e de forma mais acentuada. Basta que sejamos o agente para formar leitores.
É assim que se faz a educação. O professor que tem o hábito de ler precisa passar para as crianças que são prazerosas as leituras. Dessa maneira, irá mostrar a criança  que a leitura é uma brincadeira que constrói o saber, visualizando que essa atividade pode trazer perspectivas de um mundo novo. Assim, a criança começa a interessar-se pela leitura e desenvolver o gosto por descobrir novos conhecimentos. 
A criança aprende com o imaginário seu mundo é todo fantasia quando as atividades são planejadas a fim de proporcionar conhecimento e aprendizado, podem melhorar o comportamento e desenvolvimento da criança frente às dificuldades vivenciadas.
A hora do conto pode envolver várias atividades orientadas, cada qual com a finalidade de incentivar a memorização, raciocínio, comportamento, sentimentos e higiene pessoal, dentre outras.
O planejamento das atividades precisa ser construído pelo professor de forma que ele interaja com as crianças.
A literatura na infância é bem aceita pelas crianças pelo fato de fazer com que a criança desperte interesse pelas atividades desenvolvidas na escola e o professor pode incluir a atividades que busque e incentive a socialização das crianças, para acolher novos colegas, apresentação das crianças no início da aula, na hora do lanche e higienização, alfabetização e também para incentivar a hora de dormir.
A llteratura é outra forma de construção do saber. Ela ajuda a criança a conhecer o novo. O professor, lendo as histórias, traduz um mundo novo cheio de fantasias e incentiva a criança a imaginar o que está ouvindo. Assim sendo, o professor pode ser o mediador da aprendizagem por meio da inclusão de atividades lúdicas na Escola de Educação Infantil, que facilitem o processo ensino e aprendizagem.
Também envolver a família para que conte histórias para  as suas crianças é uma forma interessante de formar leitores.
Os cantos de leitura criados na escola são também lugares mágicos para os pequenos, eles devem desde bem cedo ter contato e manusear os livros.
Com certeza assim estaremos formando os leitores do futuro.